Viver na Alemanha - Forum • Ver Tópico - Urtiga à milanesa-cerveja

Urtiga à milanesa-cerveja

Espaço para troca de informações sobre alimentação e dieta, além de culinária, tipos de produtos e gêneros alimentícios e tudo relacionado à arte de cozinhar. Encontre ou deixe suas receitinhas aqui.

Moderadores: AnaTerra, carolcast, Dri, Ana Cristina, Udo, Lidiane, _Sven_, Ciça

Urtiga à milanesa-cerveja

Mensagempor fiola em Qua Jun 21, 2006 9:30 am

Inspirada numa receita da "Kräuterfrau" Eva Aschenbrenner, preparei folhas de urtiga à milanesa que ficaram ótimas!
A receita é simples, folhas gdes de urtiga (colher com luvas ou um saquinho plástico para nao queimar a mäo, depois de lavadas näo há mais problema, pois aí os cabelinhos que queimam a pele já estouraram); para a massa: misturar farinha, um ovo, sal, pimenta e adicionar cerveja aos poucos até a massa tomar consistência.
Mergulhar as folhas na massa e fritar em óleo quente.
Pronto!

Imagem

Urtiga dioica (=Brennessel). Planta diurética. Na medicina popular é utilizada em casos de reumatismo, gota, limpeza do sangue (Frühjahrskur), ativa o metabolismo do corpo, ativa a funcao renal.
Excelente planta para quem tem tendência a juntar água no corpo (Ödem).
fiola
árvore (sênior)
árvore (sênior)

Data de registro: Seg Abr 19, 2004 11:23 am

Mensagempor mila_Rio em Qua Jun 21, 2006 9:46 am

Nossa, nunca tinha ouvido falar q urtiga se comia ...

mas eu tenho uma pergunta: será que ela mantém todas as propriedades mesmo depois de fritando em óleo quente? Porque sei que muitos vegetais perdem a maior parte das vitaminas, proteínas, etc quando se esquenta ... ainda mais em óleo.

Bom, espero q nao.

Beijinhos
mila_Rio
brotinho (novato)
brotinho (novato)

Data de registro: Ter Dez 06, 2005 1:13 pm

Mensagempor Sandra Mara em Qua Jun 21, 2006 10:01 am

:fallingchin: Santana do Parnaíba, fiola!!! Nunca ouvi falar em comer urtiga!!!

Voce comeu e tá boa ??? :mrgreen:
Sandra
Sandra Mara
floresta
floresta

Data de registro: Qua Jul 02, 2003 10:46 am

Mensagempor Sandra Mara em Qua Jun 21, 2006 10:02 am

E olhando para a massa parece que ficou crocante! O segredo de massa assim ficar crocante é a cerveja?
Sandra
Sandra Mara
floresta
floresta

Mensagempor fiola em Qua Jun 21, 2006 10:06 am

Olá mila_Rio!

Com certeza muito se perde com a temperatura elevada, a vit.C por exemplo. Urtiga é rica em vit.C, mas essa é muito sensível ao calor. Porém urtiga contém muitas outras substâncias resistentes ao calor, como sais minerais, silício em gde qte, Phytosterine, Cumarine etc.
Mas se vc pretende usar a urtiga como planta medicinal, entao eu aconselharia o chá das folhas ou entäo o suco delas. Há ainda quem coma tb as sementes delas (ricas em Phytosterine), ou tb a raíz. A planta inteira é comestível.
Eu particularmente gosto muito do chá e faco uma "Kur" vez ou outra.
A idéia das folhas à milanesa achei interessante e diferente, serve como substituta para legumes, para variar um pouco, além de ser saudável.
fiola
árvore (sênior)
árvore (sênior)

Mensagempor fiola em Qua Jun 21, 2006 10:09 am

Ups! escrevemos juntas, Sandra!

Näo só tô boa, como tb transbordando de energia... :mrgreen:
Olha, ficou muito gostosa, viu. A cerveja dá aquele tchans por causa do fermento que contém, a massa dá uma estufadinha e fica levemente crocante. ;-)
fiola
árvore (sênior)
árvore (sênior)

Mensagempor Sandra Mara em Qua Jun 21, 2006 10:14 am

u la la vivendo e aprendendo :)b
Sandra
Sandra Mara
floresta
floresta

Mensagempor Marcia H em Qua Jun 21, 2006 11:54 am

Depois me chamam de bruxa rsrsrs e quando as folhas sao bem novinhas, quase brotos, dá pra fazer salada.

Fiola, eu sou louca para fazer um curso sobre o uso de "ervas-daninhas" na culinária. Tem um cozinheiro francês q vive na regiao do Mosela aqui na Alemanha q oferece este curso.

Chá de urtiga é um bom diurético. Muito aconselhável para récem operados (principalmente após uma cirúrgia plástica!). Além de ajudar na absorcao de ferro, se se adiciona umas gotinhas de limao!.
Ma
_____
"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito". (Aristóteles).
Marcia H
floresta
floresta

Data de registro: Sáb Abr 19, 2003 8:58 am

Mensagempor mila_Rio em Qua Jun 21, 2006 12:08 pm

As plantas são realmente um mundo a ser descoberto, né? Acho q se a gente conhecesse mais sobre elas, não precisaríamos de usar drogas confeccionadas pra nada.

Os índios deveriam ser nossos professores, ehehe.

Vou passar a informação sobre a urtiga pra minha mãe, Fiola. Ela vai cair pra trás, mas não duvido nada q ela tente um vezinha.

Valeu pela informação. :)b
mila_Rio
brotinho (novato)
brotinho (novato)

Data de registro: Ter Dez 06, 2005 1:13 pm

Mensagempor Ciça em Qua Jun 21, 2006 3:32 pm

Opa pera lá manazinhas... que truque é esse de cerveja na milanesa???

Liri, quantos pontos deve ter uma folha dessa??? Eu encaro legal!
http://www.cissa.eu
“Os donos da verdade precisam descobrir a verdade a seu respeito.”
Ciça
Moderador
Moderador

Data de registro: Sáb Ago 02, 2003 12:56 am

Mensagempor Priscila J em Qua Jun 21, 2006 3:46 pm

Urtiga, Fiolinha!?!?!

Meu Deus! Na culinaria nada se estraga, tudo se aproveita :-D !

Escuta, e so eu chegar ali na pracinha e colher ou se compra isso no super?
Se as portas da vida se fecharem para você, não fique triste... pule a janela :P!
Priscila J
floresta
floresta

Data de registro: Qua Nov 19, 2003 4:43 pm

Mensagempor fiola em Qua Jun 21, 2006 6:21 pm

@Priscila,

eu colho em campo, bem afastado de ruas movimentadas e poluicäo. Nunca vi em supermercado. Aproveito pra fazer isso qdo vou andar de bike. Aliás, eu cato um monte de "mato" pra comer em salada, Löwenzahn, Vogelmiere, Sauerampfer, Roter Klee, Kapuzinerkresse (essa última qdo tenho sorte de encontrar solta assim, nao em jardim fechado. Antigamente qdo tinha quintal sempre plantava pra poder comer as flores, que em salada näo devem faltar mesmo!) etc etc...

@Mayumi,
vai mesmo fazer esse curso. Deve ser ótimo. Tá muito "in" esse papo de ervas naturais e Wildkräuter na cozinha, né? Eu nunca fiz curso, mas já li muito a respeito e tô sempre atrás de assunto nesse estilo. Curto muito fitoterapia & co.
fiola
árvore (sênior)
árvore (sênior)

Mensagempor Liri em Qui Jun 22, 2006 2:49 pm

Cissinha, vamos tentar calcular os pontos...

Cada colher de sopa da farinha para empanar tem 0,5 ponto.
Com certeza as folhinhas de urtiga não contam pontos.
Um ovo tem 2 pontos
Sal e pimenta "null komma nix"
Cerveja sem álcool: 250ml - 1 ponto
Se for cerveja com álcool : 250ml - 2 pontos.....

Meu problema é calcular a "fritura" em si....

Mas veja só: um Schweineschnitzel de 150g cru tem 3 pontos,
À milanesa, pronto... tem 7,5 pontos....

Então será que dá para contar 4 pontos a mais nesta receita por causa da fritura?
Se alguém tiver uma idéia/sugestão por favor, nos dê uma luz....

Mayumi, estes dias estava eu fuçando o site da Volkshochschule vi que eles tem cursos sobre cozinhar com "Wildkräuter", deve ser bem interessante.
Os participantes se reunem perto de algum lugar onde possam coletar as ervas, e depois vão para a cozinha da VHS para aprender como utilizá-las...
Liri
arbusto (intermediário)
arbusto (intermediário)

Data de registro: Qua Jan 21, 2004 9:55 pm

Mensagempor Marcia H em Sex Jun 23, 2006 12:32 pm

Liri,
eu estava cheia de ideias de coisas para fazer neste verao. Porém se vc quiser fazer Deus rir, faca planos. Quebrei a fíbula, tô de castigo, nem pular de alegria com os jogos do BR eu posso.

Meu problema agora é conseguir andar rsrss para colher as ervas. O Eifelverein oferece uns cursos assim umas 4 x ao ano, e vc fica conhecendo tudo o q cresce nos campos e florestas. Se tudo correr bem, ano q vem eu vou estar correndo e podendo acompanhar o grupo.

Esse ano nem Bärlauch eu colhi, ainda nao fiz géleia (eu faço géleia diet :oops: pro maridao) e nem xarope de sabugueiro (holunder).

1,5 L de água é pouco, mesmo sem fazer dieta - isso é uma opiniao polêmica eu sei rsrsrsrs
Ma
_____
"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito". (Aristóteles).
Marcia H
floresta
floresta

Data de registro: Sáb Abr 19, 2003 8:58 am

Mensagempor dorothy em Qui Jun 29, 2006 8:20 pm

:roll: Nossa Fiola !!
Nunca ouvi falar, mas vou experimentar... :-D
Imagem
dorothy
árvore (sênior)
árvore (sênior)

Data de registro: Sáb Nov 01, 2003 4:00 pm